Crianças de Maceió se encantam com o lançamento do livro "Zartan, o Segredo de Fenópolis", de Rainey Marinho
Lançado no XII congresso nacional de RTDPJ, a obra tem um enredo que mistura as aventuras de um gato e temas sociais. É uma proposta educativa para sensibilizar os pequenos sobre a importância da inclusão desde cedo
Cerca de 40 crianças, de 6 a 8 anos de idade, da Escola Municipal Doutor Orlando Araújo, de Maceió, participaram do lançamento do livro infantil “Zartan, o segredo de Fenópolis”, cujo autoria é do escritor e também presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil), Rainey Marinho. O autor recebeu as crianças para uma tarde de autógrafos e também para a contação da história. A ação fez parte da programação do XII Congresso de RTDPJ do Brasil, realizado na capital alagoana.
O livro conta as aventuras de um gatinho muito esperto, chamado Zartan, que chega a uma nova cidade e percebe que as leis não são inclusivas. Uma história que estimula o respeito, a igualdade, união e a justiça.
Rainey Marinho compartilhou um pouco sobre seu livro e disse que seus livros infantis exploram temas como amizade, coragem e respeito, usando animais como personagens. “Essa é uma obra que combina aventura e lições de vida. É a terceira edição do Zartan e em cada uma delas eu trago uma mensagem diferente às crianças. Eu trabalho com os gatos, porque gosto muito deles, e, durante o processo de escrita, vou elaborando os personagens. Em seguida, chamo a ilustradora para falar sobre as características de cada um”, revelou.
O diretor da escola, Alex Santos, falou que é importante pensar nas crianças com ações infantis para incentivar, desde cedo, a leitura. “A leitura é a base do conhecimento. Então, essas iniciativas são pertinentes e a nossa escola vai estar sempre aberta e motivada para participar, contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem dos nossos alunos”.
A Superintendente de Governança da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Marcelle Telles, prestigiou o lançamento e disse que incentivar o hábito da leitura desde cedo é fundamental para que, no futuro, se tornem leitores assíduos. “Hoje, aqui, temos uma turma de segundo ano, já alfabetizada e que alça os seus primeiros voos tanto na escrita quanto na leitura. Poder ter o contato com o autor, que também é alagoano e conhecer um livro, que combina uma história infantil com aprendizados, é muito importante. Isso porque, amanhã, as nossas crianças vão replicar isso”, comentou.
Já a pequena Lorena Araújo, de 8 anos, revelou que achou muito interessante a oportunidade de conhecer e conversar com o autor de um livro, que pôde lhe explicar pessoalmente a íntegra da obra e como ele faz para escrever os livros. “Achei muito legal conhecê-lo, pois ele tem uma criatividade grande, além de ser muito legal. Ele contou que, para facilitar o processo criativo, costuma anotar as ideias para depois fazer um compilado de informações que darão base para o livro”.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 14/11/2024