imagem de capa da notícia

A tecnologia norteia o último dia do XII Congresso de RTDPJ do Brasil, em Maceió

A programação traz  discussões de alto nível sobre inovações e as perspectivas para o futuro dos registros públicos no Brasil, com ênfase especial na integração tecnológica

O terceiro e último dia do XII Congresso de Registros de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas (RTDP) do Brasil, que está sendo realizado em Maceió, traz uma programação intensa e de grande relevância para o aprimoramento dos serviços extrajudiciais no Brasil. Este dia de encerramento concentra temas de inovação tecnológica, otimização de processos e o papel da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) no Sistema de Registros Públicos (Serp).

A primeira palestra do dia será sobre "O Impacto da utilização do Serp - Jud nos serviços extrajudiciais", apresentado por Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente do Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON-RCPN) e coordenador do Operador Nacional do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (ONSERP). Este tema está diretamente relacionado à integração dos serviços extrajudiciais com o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP), ferramenta que visa facilitar a comunicação entre cartórios, tribunais e cidadãos.  O painel contará, também, com a participação de Marcelo Guimarães, desembargador do TJMG, que trará uma visão jurídica sobre a evolução dos processos judiciais e extrajudiciais no Brasil.  

A Palestra Magna do evento será sobre “ O papel da Corregedoria Nacional de Justiça na implantação e regulamentação dos operadores nacionais do Sistema Eletrônico de Registros Públicos”, cujo painel terá a apresentação da juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), Carolina Ranzolin Nerbass. A juíza auxiliar abordará as boas práticas na padronização dos serviços e na adoção de novas tecnologias que garantam a eficiência e a segurança no processo de registro.

Outro ponto alto do dia será a palestra de Robson Alvarenga, conselheiro geral do Comitê Técnico do ONRTDPJ, sobre ONRTDPJ e sua aplicação prática nos cartórios da especialidade". O debate será enriquecido com a presença de Rodrigo Pinho, gerente de TI da plataforma eletrônica do ONRTDPJ, que compartilhará insights técnicos e operacionais sobre a utilização dessa plataforma nos serviços cartorários.

Encerrará o dia de palestras o tema “A consolidação da propriedade fiduciária de bens móveis”, que será apresentado pelos painelistas Marco Antônio Domingues, vice-presidente do IRTDPJ para a Região Sul e Vicente de Chiara, diretor jurídico da Febraban.

Acompanhe toda a atualização do congresso por meio das redes sociais no endereço @irtdpjbrasil e pelo site https://www.irtdpjbrasil.org.br/noticias

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 08/11/2024